A Bahia foi citada com destaque durante o Seminário Nacional de 25 anos da rede de Vigilância em Saúde Ambiental, ocorrido entre 7 e 9 de outubro em Brasília. O estado se destacou nos resultados alcançados em VIGIPEQ (Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos) e teve reconhecimento pela quantidade de áreas cadastradas ou atualizadas no SISSOLO (Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado). (Foto ilustração)
É da Bahia o maior número de áreas cadastradas ou atualizadas no SISSOLO em 2025, uma ferramenta importante para orientação e priorização das ações de vigilância em saúde de populações expostas a solo contaminado – VIGISOLO, permitindo o monitoramento da saúde destas populações por meio do cadastramento contínuo, por parte dos municípios ou estados, das áreas contaminadas identificadas, e da construção de indicadores de saúde e ambiente.
O Seminário Nacional de 25 anos da rede de Saúde Ambiental foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e a Secretaria-geral da Presidência da República e teve como representantes da Suvisa/Sesab a coordenadora da Coordenação de Vigilância Ambiental, Manuela Sampaio, o assessor técnico Anderson Teixeira e o consultor técnico da Suvisa, Gustavo Leão.
“Foi muito emocionante ver a Ambiental da Bahia tão bem e sendo reconhecida no cenário nacional”, vibrou Manuela Sampaio. “Como equipe, toda a COVIAM de alguma forma é parte disso, e tem a atuação e condução imprescindíveis da superintendente da Suvisa, Rivia Barros”, completou a coordenadora.
Mas não foram apenas o VIGIPEQ E o VIGISOLO que tiveram distinção. Na Bahia, a VSPEA (Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos) alcançou 28,5% da meta nacional de municípios com VSPEA implementada no Brasil. Vale lembrar que todos esses são programas de Vigilância em Saúde Ambiental do SUS, focados em monitorar e proteger a saúde de populações expostas a substâncias químicas e contaminantes no ambiente.
“E ainda tem muita coisa para vir. Entregas importantes da Suvisa/Sesab para o cenário latino-americano que estão ganhando destaque na gestão nacional”, enfatizou Gustavo Leão, consultor técnico da Suvisa. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.