Ocorre nesta quinta-feira (09/10), a solenidade de posse do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Maurício Brito. (Foto ilustração)
A cerimônia tem a presença confirmada do novo procurador-geral do Trabalho (PGT), Gláucio Araújo de Oliveira e da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, dentre outras autoridades. O evento ocorre às 10h na sede do MPT em Salvador, localizada na Avenida Sete de Setembro, 2.563.
São esperadas também diversas representações de órgãos e entidades do mundo trabalhista, jurídico e da administração pública. Representantes eleitos, desembargadores, juízes e chefias de órgãos análogos ao MPT marcarão presença na recondução de Maurício Brito, que está no cargo desde 2023, quando foi eleito para o biênio 2023-2025 e agora assume para um segundo mandato de dois anos. A diversidade de representações esperada é uma das marcas da gestão, que prioriza a articulação entre diferentes órgãos públicos e sociedade civil.
Antes da posse solene, todos os chefes das 24 unidades regionais assumiram os cargos em cerimônia coletiva realizada em Brasília. Na ocasião, o procurador-geral do Trabalho destacou a importância de um MPT resolutivo, criativo e humano para lidar com as transformações atuais no mundo do trabalho. O mandato dos novos procuradores-chefes teve início efetivo em 1º de outubro, e dura até 30 de setembro de 2027.
Na cerimônia da próxima quinta-feira, serão empossados outros dez membros do MPT em funções administrativas. A equipe de gestão que acompanha o procurador-chefe teve dois ajustes, com a troca de posições entre Manuella Gedeon, que passará a ser a vice-procuradora-chefe, e Leticia Vieira, nova coordenadora de primeiro grau substituta. Outra novidade na composição do quadro de gestores é que Pedro Lino de Carvalho Júnior deixa o posto de coordenador do Centro de Estudo Jurídicos, que ocupou desde 2017, abrindo espaço para a procuradora Rosângela Lacerda. (Ascom/MP/BA)

No Comment! Be the first one.