As exportações de café do Brasil para os Estados Unidos cairão ainda mais se as tarifas americanas permanecerem em vigor, disse Márcio Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), acrescentando que o setor estava satisfeito com sinais de melhora das relações entre os líderes dos dois países. (Foto ilustração)
O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre o café brasileiro e outros produtos, que entrou em vigor no início de agosto, em meio a tensões entre sua administração e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como resultado, a Cecafé informou que os EUA deixaram de ser o maior mercado do Brasil, pois as vendas de café caíram 46% em agosto, em comparação com o ano anterior, quando o país registrou um recorde de exportações. Até 19 de setembro, as exportações para os EUA caíram mais 20% em relação ao nível de agosto, disse Ferreira à Reuters na quinta-feira.
Se as tarifas continuarem, as exportações “continuarão caindo”, disse Ferreira, que também trabalha como superintendente da Tristão Trading, um dos principais exportadores de café brasileiro.
Somente uma mudança na política poderia reavivar as vendas, disse ele, acrescentando que o setor foi encorajado pelos sinais do rápido encontro entre Trump e Lula nas Nações Unidas nesta semana. (Por Oliver Griffin)

No Comment! Be the first one.