Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados por meio do Indicador Criança Alfabetizada, mostram que o município de Santo Amaro alcançou em 2024 um índice de 36,96% de crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental. O desempenho está bem abaixo da média nacional (59,2%) e da meta estipulada pelo governo federal para o ano (60%), além de evidenciar desafios regionais no avanço da alfabetização infantil.
Entre os municípios do recôncavo baiano, Santo Amaro ficou atrás de Maragogipe, que obteve um expressivo índice de 54,49%, e de Saubara, com 52,63%, ambas mais próximas da média nacional. Por outro lado, Santo Amaro superou Cachoeira, que registrou 33,06%, e São Félix, com apenas 31,33%, um dos menores índices da região.
O cenário confirma desigualdades significativas mesmo entre cidades vizinhas e aponta a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir o direito à alfabetização na idade certa. Em comum, os municípios enfrentam o desafio de melhorar o acesso à educação de qualidade nas séries iniciais e recuperar defasagens agravadas no período pós-pandemia.

No Comment! Be the first one.