O Serviço de Apoio Institucional e as apoiadoras estratégicas do serviço do Telessaúde Bahia, serviços geridos pela FESF-SUS e lotados na Diretoria de Atenção Básica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), promoveram oficinas regionais para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE). As atividades reuniram mais de 1,7 mil participantes de 406 municípios. (Foto ilustração)
O público foi composto por gestores de saúde, coordenadores da APS e de regulação, médicos, enfermeiros das equipes de Saúde da Família e profissionais da média e alta complexidade. O objetivo foi apresentar aspectos conceituais e operacionais do PMAE, reforçando o papel estratégico da APS na coordenação do cuidado aos usuários do SUS e na ordenação da Rede de Atenção à Saúde.
Para Françoise Oliveira, gestora do Serviço de Apoio Institucional da FESF-SUS, as oficinas foram decisivas para fortalecer a articulação entre a Atenção Primária e a Especializada. “Essas atividades demonstram a potência e capilaridade da atuação do Apoio Institucional junto aos municípios. Foram essenciais para promover alinhamento conceitual sobre o programa, ampliando o acesso, a integralidade e a equidade do cuidado ofertado. Também reforçaram a importância da APS como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede”, afirmou. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.