A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está nas mãos de 31,5 milhões de brasileiros. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, em julho, pela primeira vez, foram emitidas no mesmo mês mais de duas milhões de novas carteiras em todo o Brasil. (Foto ilustração)
O documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país, e no formato físico e digital.
A primeira via da carteira é gratuita. A substituição da atual carteira de identidade pela CIN poderá ser feita de forma gradual até 2032.
A emissão é feita pelos estados e Distrito Federal, por meio dos seus respectivos institutos de identificação.
Para isso, é necessário fazer o agendamento e, depois, levar as certidões de nascimento ou casamento para a emissão da CIN. Informações podem ser acessadas pelo link gov.br/identidade.
Em São Paulo, a emissão da primeira via de RG já foi substituída pela nova carteira de identidade. O serviço é realizado, com agendamento prévio, nos postos do Poupatempo e nas unidades do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.
Oito estados já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para mais de 20% de sua população. São eles:
Piauí (38,40%)
Acre (28,08%)
Alagoas (24,68%)
Mato Grosso (24,46%)
Sergipe (23,41%)
Rio Grande do Sul (22,50%)
Santa Catarina (22,10%)
Distrito Federal (20,61%). (Ana Vinhas)

No Comment! Be the first one.