O vereador e guarda municipal Nascimento Júnior (AGIR) apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando recursos e a realização do Curso de Armamento e Tiro para os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A medida tem como objetivo capacitar a corporação para atuar com maior eficácia na prevenção e no enfrentamento da criminalidade no município. (Foto ilustração)
A proposta surge diante dos alarmantes índices de violência registrados em Ilhéus, que recentemente ocupou uma posição negativa no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o relatório, o município é o 5º mais violento da Bahia, com uma taxa de 54 mortes violentas por 100 mil habitantes — atrás apenas de Jequié, Juazeiro, Camaçari e Simões Filho.
Para o vereador, o armamento da Guarda Municipal é uma medida necessária no atual cenário de insegurança.“Nossos guardas precisam estar preparados para proteger a população com mais eficiência. A GCM de Ilhéus já possui um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal; falta apenas o Curso de Armamento e Tiro. O pensamento do prefeito Valderico Júnior vai ao encontro dessa necessidade. Vamos viabilizar essa capacitação, seja por meio de emenda parlamentar, seja com recursos próprios”*, declarou durante a sessão na Câmara.
O custo estimado para a realização do curso é de aproximadamente R$ 500 mil. A decisão final sobre o treinamento e o armamento da GCM cabe ao prefeito e às autoridades de segurança, mas a indicação do parlamentar reacende o debate sobre o papel da Guarda Municipal e sua relevância para a segurança pública em Ilhéus. (Agravo)

No Comment! Be the first one.