O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) promoveu sessão temática sobre a reestruturação do Colegiado Gestor da unidade. A apresentação foi conduzida por Walmyra Monteiro, sanitarista, assistente social e ouvidora do Creasi. (Foto ilustração)
A palestra reforçou o papel estratégico do colegiado como um instrumento democrático de gestão e proteção aos trabalhadores e usuários. O Colegiado Gestor é uma das ferramentas defendidas pela Política Nacional de Humanização do SUS (HumanizaSUS), busca romper com a lógica tradicional e hierárquica da gestão, oferecendo um espaço coletivo, deliberativo e horizontal, que envolve usuários, trabalhadores e gestores nas tomadas de decisão.
A proposta de reestruturação do colegiado no Creasi surge a partir de um projeto de intervenção voltado para restaurar esse espaço de diálogo, escuta e participação efetiva. A ausência de um colegiado, segundo Walmyra Monteiro, impacta negativamente a eficiência, a transparência e o próprio desempenho institucional.“A participação social é um princípio do SUS garantido pela Constituição Federal. É uma necessidade para a democracia no espaço da saúde”, afirmou.
A retomada tem como proposta humanizar e qualificar ainda mais os serviços ofertados aos idosos atendidos pela unidade. Ao integrar trabalhadores de diferentes níveis (superior, médio e técnico), usuários e familiares no processo decisório, espera-se promover um ambiente mais transparente, colaborativo e resolutivo. Um passo essencial para que o Creasi avance na direção de uma gestão mais horizontal, acolhedora e eficiente.
A diretora da unidade Helena Pataro, destacou a importância do modelo para acolher os usuários do serviço e os próprios profissionais da casa, “A reativação do colegiado foi um compromisso que assumimos coletivamente na busca por uma gestão mais efetiva, atenta às necessidades da comunidade institucional. O colegiado é ainda um espaço de corresponsabilização com metas e propostas da unidade”, declarou. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.