O prefeito de Iaçu, Nixon Duarte (PSD – foto ilustração), reeleito nas eleições de 2024, está no centro de uma ação de investigação judicial eleitoral movida por Jailson Couto Ribeiro. A ação, que tramita na 193ª Zona Eleitoral do município, aponta suspeitas de abuso de poder político e de autoridade durante o último pleito, o que pode colocar em xeque a validade da sua reeleição.
Na última segunda-feira (8), o juiz eleitoral Matheus Oliveira de Souza determinou a oitiva dos autores da ação antes do avanço para as próximas fases do processo. As partes têm o prazo comum de cinco dias para se manifestar sobre os documentos e argumentos apresentados pela defesa do prefeito e dos demais investigados: Cristian Santos Santana e Lilian Raffaela Castelhano Dias. O despacho ressalta a importância do contraditório antes da análise de mérito.
O processo pode ter desdobramentos sérios. Caso a Justiça entenda que houve desequilíbrio na disputa eleitoral por meio de uso indevido da máquina pública, Nixon e os demais envolvidos poderão sofrer sanções como declaração de inelegibilidade e até mesmo cassação de mandato. A cidade agora aguarda os próximos passos judiciais, enquanto o cenário político local segue em alerta. (Redação)

No Comment! Be the first one.