O dólar emplacou nesta segunda-feira a terceira sessão consecutiva de queda no Brasil e encerrou o dia no menor valor desde setembro do ano passado, puxado pela disputa entre investidores pela formação da Ptax de fim de mês e trimestre e pelo recuo da moeda norte-americana no exterior. (Foto ilustração)
O dólar à vista fechou em baixa de 0,88%, aos R$5,4350, no menor valor de fechamento desde 19 de setembro do ano passado, quando encerrou em R$5,4213. No mês a divisa acumulou baixa de 4,99% e, no trimestre, recuo de 4,76%.
O mercado de câmbio brasileiro foi influenciado desde o início do dia pela disputa pela formação da Ptax de fim de mês e trimestre.
Calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista, a Ptax serve de referência para a liquidação de contratos futuros. No fim de cada mês, agentes financeiros tentam direcioná-la a níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentido de alta das cotações) ou vendidas em dólar (no sentido de baixa). (Por Fabricio de Castro)

No Comment! Be the first one.