O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) novas medidas para reduzir fraudes na abertura de contas bancárias e simplificar o processo de recuperação de valores esquecidos em instituições financeiras. (Foto ilustração)
De acordo com a instituição, o objetivo é evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
O sistema será oferecido a partir de dezembro deste ano na área logada do Meu BC.
As regras, publicadas pela Resolução BCB nº 475 de 2025, criam um mecanismo que permite ao cidadão informar, de forma voluntária, que não deseja abrir novas contas (sejam correntes, de poupança ou de pagamento) em qualquer instituição do Sistema Financeiro Nacional.
O novo sistema também permitirá que os usuários ativem e desativem, a qualquer momento e por tempo determinado ou indeterminado, o compartilhamento de seus dados bancários.
O mecanismo mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.
A consulta a essa base de dados será obrigatória para os bancos antes da conclusão de novos cadastros de clientes.
“O Banco Central não terá esse serviço ativo, mas ficará o registro, então, se ele vier consultar o serviço, ele vai saber quem fez uma consulta no nome dele”, explicou Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC. (Moneytimes)

No Comment! Be the first one.