A Assembleia Legislativa passa a debater a possível regulamentação da atividade profissional dos influenciadores digitais na Bahia. A deputada Ludmilla Fiscina (PV) apresentou uma indicação formal à Presidência da República, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Presidência da Câmara dos Deputados, com o objetivo de iniciar a regulamentação da atividade profissional desses criadores de conteúdo. (Foto ilustração)
A iniciativa da parlamentar surge em um momento em que a atuação dos influenciadores digitais se expande para diversas áreas, desde a publicidade e o marketing até a formação de opinião e o entretenimento. No entanto, essa ascensão não veio acompanhada de um arcabouço legal específico que defina direitos, deveres e responsabilidades tanto dos profissionais quanto das empresas que os contratam.
Na sua indicação, a deputada Fiscina argumenta que a regulamentação é crucial para garantir segurança jurídica para todos os envolvidos, além de estabelecer diretrizes claras para questões como contratos, tributação, direitos autorais e a própria natureza do vínculo trabalhista, quando existente. A parlamentar também ressalta a importância de proteger os consumidores de possíveis práticas enganosas ou publicidade disfarçada.
A proposta de Ludmilla Fiscina na ALBA abre um importante debate sobre o reconhecimento e a formalização de uma atividade profissional cada vez mais relevante. A iniciativa da deputada sinaliza uma atenção do legislativo baiano para as novas dinâmicas do mercado de trabalho digital e a necessidade de acompanhar as transformações econômicas e sociais em curso. (Ascom/ALBA)
No Comment! Be the first one.