O encerramento humanizado dos lixões na Bahia está entre os principais desafios dos municípios no estado. Para debater o tema ocorreu um encontro técnico na manhã desta sexta-feira (25), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). A reunião foi voltada ao planejamento de encontros regionalizados com o objetivo de orientar estratégias às lideranças municipais para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A ideia é que os encontros iniciem pela região de Feira de Santana, Consórcio Portal do Sertão, já no próximo dia 5 de junho. (Foto ilustração)
O presidente da UPB e prefeito de Andaraí Wilson Cardoso se mostrou bastante preocupado com a situação, especialmente quando se trata de municípios de pequeno porte, que não contam com disponibilidade financeira. “Os desafios são grandes, mas agora vamos acelerar para encontrar soluções”, assegurou Cardoso que reforçou a necessidade de apoio técnico e financeiro para municípios que têm pequenas receitas.
O diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), conselheiro Nelson Pelegrino falou sobre o apoio às cooperativas de catadores, iniciativas dos consórcios e do desafio que é estimular a iniciativa privada a preencher o vazio que existe no segmento. O conselheiro acrescentou que é imprescindível remanejar o orçamento para que o encerramento humanizado dos lixões seja concretizado.
Também participaram da reunião promotor e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) do MP-BA, Augusto César Matos, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente – ABREMA, Pedro Maranhão, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), do Meio Ambiente (SEMA) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). (Ascom/UPB)

No Comment! Be the first one.