A Câmara Municipal de Salvador sedia a exposição “Cosme de Farias 150 anos”, em homenagem a um dos mais importantes nomes da história política e social da Bahia. Em cartaz no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, reúne informações sobre sua trajetória e obras de artistas soteropolitanos. A ideia dos organizadores é reforçar o apelo por um memorial permanente no Centro Histórico de Salvador e reconhecimento oficial do Guinness World Records. (Foto ilustração)
Aberta no dia 2 de abril, data em que o homenageado completaria 150 anos, a mostra segue até 16 de abril, com visitação de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h; e, às sextas-feiras, das 9h às 14h.
Uma das organizadoras da exposição, Creusa Carqueja, neta adotiva de Cosme de Farias, reforça a importância de manter viva a memória do “advogado dos pobres” e ex-vereador de Salvador: “Essas peças que hoje estão aqui expostas têm muita importância e deveriam ficar expostas permanentemente. O objetivo é que as pessoas não deixem morrer o legado e saber quem foi Cosme de Farias”, afirmou.
Com o desejo de eternizar esse legado, os organizadores da mostra mobilizam esforços para a criação de um memorial permanente no Centro Histórico de Salvador. “Ele chegou ao Pelourinho com 17 anos e saiu daqui aos 97, carregado pelo povo. Foi o maior funeral que a Bahia já viu, com quase 100 mil pessoas acompanhando o enterro”, relembra Creusa, afirmando ainda que Cosme de Farias havia sido eleito pela última vez aos 91 anos, totalmente lúcido, e era o parlamentar mais velho do mundo.
Em busca de reconhecimento oficial do Guinness World Records, Creusa afirma: “Cosme de Farias foi o homem que mais impetrou habeas corpus no mundo. Peço aos historiadores da Bahia que não deixem morrer sua história. Vamos juntos conseguir provas para que ele seja o primeiro baiano no Guinness”. (Ascom/CMS)

No Comment! Be the first one.