Nesta terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres na área, além de promover a participação igualitária de gêneros. A data também contribui para dar visibilidade ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS-5) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca empoderar mulheres e meninas para realizarem seu potencial criativo. (Foto ilustração)
No âmbito do Ministério da Saúde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) tem se destacado pelo incentivo à presença feminina em projetos científicos e tecnológicos por meio de chamadas públicas voltadas para avaliações de políticas, programas, projetos e ações em Saúde e pesquisas em avaliação de tecnologias em Saúde.
A Sectics promove seminários e eventos que reúnem especialistas para discutir ciência, tecnologia e inovação na saúde, proporcionando um espaço para o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento da colaboração entre pesquisadores, profissionais da saúde e gestores públicos. Essas ações também evidenciam a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico e tecnológico no país.
Para a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), Monica Felts, as políticas públicas são fundamentais para integrar as mulheres na ciência e torná-las parte de toda a construção. “As mulheres são bem-vindas na ciência e devem ser valorizadas sempre. Precisamos que todos os ambientes sejam mais plurais e diversos para agregar cada vez mais. A ciência, nessa perspectiva, tem mais pontos de vista, mais pessoas prontas e maduras para discutir e, ao final, chegar a um consenso comum”, destaca a diretora. (Ascom/MS)

No Comment! Be the first one.