A Prefeitura de Ilhéus não pagou o complemento da aposentadoria de dezembro a ex-servidores do município nem as notas de novembro a médicos que trabalham na Secretaria de Saúde como pessoas jurídicas. Ao Site, representantes dos dois grupos afirmaram que os pagamentos deveriam ter sido feitos até 31 de dezembro passado, pelo governo do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), devido à mudança de gestão neste ano. (Foto ilustração)
Por meio da Superintendência de Comunicação, a Sesau informou ao site que, no caso dos médicos, a resolução da pendência depende de parecer da Procuradoria-Geral do Município, obedecendo ao Decreto Nº 23/2025. A medida suspendeu, de forma temporária, os pagamentos de despesas do exercício de 2024, como informado anteriormente pela reportagem.
De acordo com o decreto do prefeito Valderico Junior (UB), a Secretaria da Fazenda e Orçamento avaliará a situação do tesouro municipal e apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos de 2024 e anos anteriores deixados sem cobertura financeira pela gestão passada.
Quando o prefeito decretou emergência na Sesau, a Prefeitura de Ilhéus informou que o governo Marão deixou pouco mais de R$ 4 mil nas contas bancárias da Pasta. Nesta semana, a nova gestão pagou os salários de dezembro aos servidores da Sesau.
APOSENTADOS, PDV E PDR
Ouvida, a vereadora Enilda Mendonça (PT) esclareceu que servidores aposentados na vigência do antigo regime estatutário do município recebem complemento previdenciário da Prefeitura. O valor correspondente ao complemento de dezembro está em atraso, confirmou.
Segundo a parlamentar, o mesmo problema é enfrentado por quem ainda é coberto pelo Plano de Desligamento Voluntário e pelo Programa de Disponibilidade Remunerada, chamados de PDV e PDR. “Esses ainda não receberam o mês de dezembro. Estamos cobrando, e o governo ficou de dar um retorno em relação ao pagamento”, acrescentou Enilda, que é servidora municipal e representante da categoria na Câmara de Vereadores. (pimenta)

No Comment! Be the first one.