O dólar voltou a subir ante o real nesta sexta-feira e encerrou a semana pouco abaixo dos 6,20 reais, em meio à desconfiança do mercado na política fiscal, em um dia sem atuação do Banco Central nos negócios e com uma bateria de dados econômicos que não chegaram a empolgar. (Foto ilustração)
O fato de a sexta-feira ser a penúltima sessão do ano também reduziu a liquidez, em especial durante a tarde.
O dólar à vista fechou em alta de 0,24%, aos 6,1926 reais. Na semana encurtada pelo feriado de Natal, a moeda acumulou elevação de 2%. Às 17h03 na B3 o dólar para janeiro — atualmente o mais líquido — subia 0,06%, aos 6,1925 reais.
O avanço do dólar no Brasil ocorreu a despeito de, no exterior, a moeda norte-americana demonstrar certa acomodação, oscilando em baixa ante uma cesta de moedas fortes durante a maior parte da sessão.
Assim, o destaque do dia foram os dados locais divulgados pela manhã. O IBGE informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,34% em dezembro, após alta de 0,62% no mês anterior.
Já a taxa de desemprego no trimestre até novembro, conforme o IBGE, ficou em 6,1%, em linha com a mediana das projeções dos economistas. (Por Fabricio de Castro)

No Comment! Be the first one.