O Ministério da Saúde lança, nesta segunda-feira (16), o Painel Saúde da População Negra, com dados e indicadores sociodemográficos de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra. A ação integra a programação do Seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), que segue até o dia 17, em Brasília (DF). A abertura da atividade será transmitida pelo canal da pasta no Youtube. (Foto ilustração)
Com dados e indicadores sociodemográficos, de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra, a plataforma foi desenvolvida pelo Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas), vinculado à Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi).
“O Painel de indicadores de Saúde da População Negra é uma demanda antiga dos movimentos sociais negros. Ele permitirá o monitoramento e a avaliação do processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, enfatiza o assessor especial para Equidade em Saúde do ministério, Luís Eduardo Batista.
A ferramenta apresenta os indicadores de enfrentamento ao racismo, produzidos a partir dos resultados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), realizadas no ano de 2021, e de busca por termos-chave presentes nos Planos Municipais de Saúde através do Sistema Digital dos Instrumentos de Planejamento (DigiSUS), do quadriênio 2021-2024. (Waleska Barbosa)

No Comment! Be the first one.