Único hospital na Bahia habilitado para atendimento especializado aos Povos Indígenas, o Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, recebeu, nesta quinta-feira (05), a sua primeira visita de monitoramento e escuta para avaliar o Incentivo de Atenção Especializada conquistado em março deste ano junto ao Ministério da Saúde. (Foto ilustração)
O encontro reuniu diretoria, trabalhadores da unidade, lideranças indígenas da região e representações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Bahia e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A constatação é de que a resposta que os povos indígenas estão dando sobre o atendimento é muito satisfatória e o modelo implementado nos últimos meses deve servir como referência para a implantação de projetos idênticos em outras regiões do estado. A Bahia possui 34 etnias distribuídas em seu território.
Orgulho
“É claro que será preciso respeitar as especificidades de cada região, mas enquanto serviço de saúde do SUS, é preciso reconhecer que se trata de uma experiência exitosa e a resposta que temos das comunidades, os comentários que ouvimos, é que a gente tem na Bahia uma unidade que nos orgulha e atende as necessidades culturais destes povos”, reconhece a enfermeira Uli Tupiná, referência da área técnica de saúde dos povos indígenas da Sesab.
O HMIJS – que nesta sexta-feira (06) completa três anos de funcionamento -, foi habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos Povos Indígenas, em março deste ano. Esta primeira visita de monitoramento e escuta tem a função de orientar a oferta qualificada para atender as especificidades dos povos indígenas no estado.
“O sentimento é de dever cumprido, de coroar um trabalho que vem sendo feito desde 2022 quando a Sesab iniciou um diálogo com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), entidade gestora do hospital, e quando foi aceito, de imediato, o projeto de implantação e implementação o plano do incentivo, ofertando um cuidado diferenciado, também, na média e alta complexidades”, lembrou Uli. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.