A FAB (Força Aérea Brasileira) vai lançar ao espaço um foguete suborbital em 29 de novembro. A operação será feita a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. (Foto ilustração)
Chamada de operação Potiguar, a iniciativa terá duas fases. Na primeira, será feito o lançamento de um VS30. O modelo tem oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido. Ele será utilizado para treinar a equipe, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade.
Na segunda fase, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, um outro foguete do mesmo modelo será utilizado para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade.
A operação é parte da estratégia do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de ampliar a capacidade de lançamentos espaciais em apoio ao Programa Espacial Brasileiro. Atualmente, as demandas, que envolvem veículos orbitais e suborbitais, são atendidas na unidade da FAB em Alcântara (MA).
A expectativa é que ao final da operação, o Brasil conquiste maior autonomia em eventos de lançamento de veículos suborbitais. Com isso, o país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço. (revistaoeste)
No Comment! Be the first one.