A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), promoveu nesta terça-feira (19) o III Encontro Estadual de HTLV, na Escola Estadual de Saúde Pública (ESPBa), em Salvador. O evento reuniu técnicos e gestores da saúde de diversos municípios baianos, além de representantes de instituições como Bases Regionais de Saúde, Núcleos Regionais de Saúde, CES, Cosems, DAB, DGC, DAE, HTLVIDA e outras entidades da sociedade civil. (Foto ilustração)
O encontro tem como principal objetivo fortalecer as ações e estratégias voltadas para o enfrentamento do HTLV (Vírus T-Linfotrópico Humano), uma infecção de transmissão sexual, sanguínea e vertical (da mãe para o filho), que pode levar ao desenvolvimento de doenças como leucemia e linfoma. Durante o evento, foram discutidas as melhores práticas para a implementação da Linha do Cuidado para as pessoas vivendo com HTLV no estado.
A ação busca promover a articulação entre gestores de saúde, profissionais da área e a sociedade civil, com foco na atualização sobre as abordagens para o controle do vírus e a melhoria do atendimento às pessoas diagnosticadas com HTLV.
Com a crescente conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o HIV/Aids, o encontro se destaca como mais um esforço da Sesab para aprimorar o enfrentamento de doenças virais no estado da Bahia, além de fortalecer a rede de cuidados e serviços dedicados ao tratamento e à prevenção de infecções como o HTLV. (Ascom/Sesab)
No Comment! Be the first one.