O Ministério da Saúde marca presença na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização da ciência no país, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Realizado na área externa do Museu Nacional da República, em Brasília/DF, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a atividade segue até o dia 10 de novembro, com entrada franca e atividades para todas as idades. (Foto ilustração)
Logo no primeiro dia, milhares de visitantes participaram de atrações que exploram o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, incentivando a valorização e preservação da biodiversidade dos biomas brasileiros e dos conhecimentos das comunidades que ali vivem. A semana também conta com projetos inovadores e a divulgação científica para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia e saúde.
No estande do Ministério da Saúde, os visitantes recebem uma ecobag com a frase “Ciência é vida!”, contendo a cartilha Saúde e Biomas do Brasil – Ciência pela Vida!, distribuída gratuitamente. A cartilha traz informações sobre o papel da pasta da Saúde na promoção do desenvolvimento científico para o Sistema Único de Saúde (SUS), conteúdos sobre saúde ambiental, mudanças climáticas, arboviroses, doenças determinadas socialmente (DDS), método Wolbachia de controle da dengue e vacinas, entre outros temas, com atividades para reforçar o conteúdo.
O espaço do Ministério da Saúde conta ainda com totens interativos, jogos de tabuleiro e de memória, inspirados nos temas da cartilha, e vídeos com campanhas do Ministério da Saúde. Uma das principais atrações foi o personagem Zé Gotinha, que animou crianças e adultos e reforçou a importância da vacinação. (MS)

No Comment! Be the first one.