As eleições municipais de 2024 terminaram com um gosto amargo para a esquerda em São Paulo. Além de perder na capital paulista, os progressistas também foram vencidos por candidatos conservadores na maioria das cidades do estado. (Foto uilusatração: candidato derrotado na cidade de São Paulo)
Mesmo com a figura de Lula na presidência, o PT, por exemplo, sai do pleito com apenas quatro prefeituras, sendo só uma delas na Grande São Paulo: Mauá, onde o prefeito Marcelo Oliveira conseguiu a reeleição na disputa contra Atila Jacomussi (União Brasil).
A direita, por outro lado, abocanhou cidades como a capital São Paulo, com a vitória de Ricardo Nunes (MDB) sobre Guilherme Boulos (PSol), e Guarulhos, com Lucas Sanches (PL), terminando à frente de Elói Pietá (Solidariedade).
Para Cláudio Couto, cientista político e professor da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o saldo da eleição no estado mostra que a esquerda precisa ter uma “DR” e se reinventar caso queira se manter nas disputas. “Tem que discutir por que está batendo tanta cabeça, por que não consegue dialogar com novos eleitores. Inclusive, fazer uma autocrítica daquilo que não reconhecia”, destaca o professor. (Jessica Bernardo)

No Comment! Be the first one.