O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar a partir de 1º de outubro, mais R$ 100 bilhões em crédito no âmbito do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (FGI PEAC), informou o banco de fomento nesse domingo (29). (Foto ilustração)
A estimativa é que mais de 200 mil operações sejam aprovadas nos próximos 18 meses. O programa é voltado principalmente para o investimento e geração de emprego e renda de micro, pequenas e médias empresas do país.
“Os recursos alavancados não envolvem desembolsos da União. Eles resultam da baixa inadimplência (5,7% até setembro de 2024), inferior ao limite previsto nas operações contratadas no ano de 2020. Naquele ano, quando o programa foi lançado, o limite de cobertura de inadimplência era de 20% para médias e grandes empresas e de 30% para pequenas empresas”, disse em nota o BNDES.
O programa foi criado em 2020 em meio a efeitos negativos da pandemia de covid-19 sobre empresas e o setor produtivo. O FGI PEAC foi concebido para ampliar o acesso ao crédito para microempresários individuais e micro, pequenas e médias empresas do país.
Ele atua como um programa de garantia que reduz o risco da inadimplência para as instituições financeiras concedentes do empréstimo, que têm mais segurança para emprestar.
“Com a boa performance do FGI PEAC, quase metade dos 40 agentes financeiros que contrataram garantias do programa em 2020 optou pela renúncia de cerca de 9 bilhões de reais em limite para cobertura de garantias, o que possibilitou a alavancagem dos 100 bilhões de reais”, informou o banco. (Reuteres)
No Comment! Be the first one.