OMinistério da Saúde realiza, nos dias 11 e 12 de setembro de 2024, em Recife (PE), oficinas para profissionais e gestores da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, mais de 300 profissionais participam do evento, que busca sensibilizar sobre a importância do uso correto de medicamentos pelos usuários durante o tratamento. A ação tem, ainda, o objetivo de buscar melhores resultados em saúde e conscientizar os gestores sobre a importância de implementar políticas municipais e estaduais do cuidado farmacêutico no território. Ao todo, contando com a oficina em Recife, já foram realizadas sete oficinas, incluindo Distrito Federal, Ceará, Bahia, Roraima, Espírito Santo e Paraíba. A expectativa é que a atividade ocorra em todos os estados do país até o final de 2025. (Foto ilustração)
Além disso, a oficina de implementação do cuidado farmacêutico prevê a divulgação das diretrizes nacionais do cuidado farmacêutico e a construção de estratégias locais para sua implantação, além de promover a capacitação relacionada ao cuidado farmacêutico, enfatizando que o acesso vai além da entrega. O processo passa pela dispensação dos medicamentos com informações necessárias e o acompanhamento dos resultados da efetividade, segurança e adesão ao tratamento.
Durante as oficinas, esses profissionais realizam uma análise da situação atual da Assistência Farmacêutica no SUS nos territórios priorizados, identificando desafios e oportunidades para a integração efetiva do farmacêutico em todos os pontos de atenção à saúde da rede. Além disso, promovem discussões e reflexões sobre como garantir efetividade e segurança nos tratamentos disponibilizados pelo SUS.
As Oficinas Estaduais do Projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS representam um passo importante do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) para o fortalecimento do sistema de saúde. Este projeto ambicioso tem como objetivo principal a implementação abrangente do cuidado farmacêutico em todo o território nacional, conforme estabelecido no Plano Nacional e no Plano Plurianual de Saúde. As metas visam integrar e fortalecer o cuidado farmacêutico aos usuários do SUS, especialmente àqueles com problemas de saúde prioritários, tais como tuberculose, hanseníase, controle do tabagismo e diabetes melittus tipo 2. (Alexandre Penido)

No Comment! Be the first one.