A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), marcou presença na 9ª Jornada Baiana da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que foi realizada na sexta feira (5), no auditório Zélia Gattai, da UniJorge, em Salvador, reunindo profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e estudantes de todos os 417 municípios através das suas regionais de saúde para um dia de discussões sobre o cenário atual da imunização no Brasil e na Bahia. (Foto ilustração)
Criada para qualificar profissionais e ampliar a cobertura vacinal, a Jornada Baiana SBIm construiu, ao longo dos anos, um espaço de diálogo que conecta evidências científicas à prática cotidiana dos serviços de saúde, contribuindo diretamente para o fortalecimento das ações de vigilância e imunização. Diretores e Técnicos da Suvisa acompanharam as discussões e dialogaram com especialistas sobre estratégias para enfrentar os desafios atuais na imunização.
A programação técnica foi aberta por Vânia Vanden Broucke (Suvisa/Divep), que apresentou um panorama detalhado da situação epidemiológica das doenças imunopreveníveis no Brasil e na Bahia. Ela ressaltou o cenário desafiador e a necessidade do esforço conjunto para a recuperação das coberturas vacinais.
“A retomada das altas coberturas é urgente. Cada dose aplicada é mais do que proteção individual: é a garantia da saúde coletiva e a prevenção de cenários epidêmicos”, destacou.
A palestra de Mônica Levi, Presidente da SBIm e Pediatra com especialização em pneumopediatria e infectologia pediátrica, com foco em imunizações referência em vacinação infantil e, abordou o calendário vacinal da criança e do adolescente nas redes pública e privada, reforçando a importância da proteção desde os primeiros anos de vida.
“Crianças e adolescentes vacinados, além de se protegerem, colaboram para uma família segura e uma comunidade fortalecida”, afirmou a especialista, ao detalhar as principais atualizações e recomendações. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.