A prefeita de Cotegipe, Professora Beatriz (PT- foto ilustração), está no centro de uma denúncia no TCM que aponta possível prática de nepotismo na administração municipal em 2026. O caso foi protocolado pelos vereadores Roudrigo Rangel Tavares Mota e Antônio Luiz dos Santos, que questionam a nomeação de diversos parentes da gestora, do vice-prefeito Gonçalo Teixeira Prado Filho e de secretários municipais para cargos estratégicos da Prefeitura. Entre os nomes citados estão irmã, cunhado, primos, sobrinhos e até a esposa e a irmã do vice-prefeito, ocupando funções como secretarias municipais, controladoria, procuradoria e coordenações na área da saúde.
De acordo com a denúncia, as nomeações afrontariam os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade administrativa, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, além da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda o nepotismo na administração pública. Os vereadores pediram, em caráter cautelar, a imediata exoneração dos nomeados e o envio do caso ao Ministério Público por possível improbidade administrativa. O processo tramita no Tribunal de Contas dos Municípios, sob relatoria do conselheiro Nelson Pellegrino.
Em despacho, o relator determinou a notificação da prefeita Beatriz e do vice-prefeito para que apresentem, no prazo de cinco dias, manifestação prévia acompanhada de documentação que comprove ou afaste eventual vínculo de parentesco com os servidores citados. O conselheiro destacou que, apesar da gravidade das acusações, os denunciantes não anexaram provas suficientes que comprovem os laços familiares, razão pela qual o processo foi convertido em diligência para melhor esclarecimento dos fatos. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.