Uma roda de conversa entre gestantes sobre sexualidade na gravidez e pós-parto foi realizada na segunda-feira (18) na Casa de Parto Natural – localizada no bairro Feira VII. A iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, é facilitar o diálogo para reduzir tabus que atrapalham a sexualidade neste período, concomitantes aos cuidados com o bebê. (Foto ilustração)
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da autarquia municipal, a roda de conversa foi aberta para mulheres grávidas, gestantes e mães no puerpério/pós-parto.
Desde a sua inauguração, no dia 5 de julho, a Casa de Parto Natural já realizou 30 partos normais e humanizados, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora e enfermeira obstetra, referência em parto natural, Sionara Cerqueira, destaca a importância das atividades implementadas, envolvendo a população e profissionais de saúde na Casa de Parto, aumentam a confiança pelos serviços oferecidos pelo Município.
Ainda de acordo com a enfermeira obstetra, na unidade já foram realizados treinamentos sobre lactação, curso para gestante, encontros com enfermeiros responsáveis pelo pré-natal nas unidades básicas de saúde e de saúde da família com metas alcançadas. Em alusão ao Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis, uma palestra voltada para enfermeira da Secretaria de Saúde e do Hospital da Mulher, envolvendo a comunidade, foi realizada sobre sífilis gestacional.
Segundo a neuropsicóloga, Tatyane Varjão, a sexualidade faz parte de todo o desenvolvimento humano e principalmente em uma fase de tantas transformações, a gestação e o puerpério, com mudanças no aspecto físico, biológico, emocional e sexual.
Além da conversa sobre sexualidade na gestação e no pós-parto, foi realizada uma pequena oficina sobre o plano de parto e amamentação com a enfermeira obstetra Fernanda Trindade. Para, Emanuele Suely Amaral, 28 anos e residente no bairro da Conceição, esse vínculo com a Casa de Parto é fundamental para que haja confiança no momento do parto natural. (Secom)
No Comment! Be the first one.